Jack Ma promete doações para combate ao coronavírus nos EUA

Empresário vai doar vai doar 500 mil testes e 1 milhão de máscaras

Foto: Reprodução

Os Estados Unidos (EUA) está enfrentando uma escassez de kits de testes do coronavírus e máscaras para impedir que a pandemia continue se espalhando. Jack Ma, fundador do Alibaba, pretende intervir para ajudar com a doação de 500 mil kits de teste e 1 milhão de máscaras por meio de sua fundação de caridade.

Em nota, o bilionário afirmou que considerando a experiência da China — o seu próprio país —, os testes rápidos e os equipamentos protetores para profissionais de saúde são as maneiras mais efetivas para evitar a proliferação do vírus. Com isso, para ele, não será possível vencer o vírus sem os recursos necessários.

Esta não é a primeira tentativa do empresário para ajudar. Em 30 de janeiro, Jack Ma prometeu 100 milhões de yuan — 14,5 milhões de dólares — para apoiar o desenvolvimento de uma vacina para o coronavírus. Conforme números da universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos registrou 1.268 casos confirmados de covid-19 até agora, com 31 mortes.

Emergência nacional

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (13) emergência nacional por causa do vírus, apoiando-se na Lei Stafford. A medida possibilita que até US$ 50 bilhões sejam mandados aos estados e localidades específicas para ajudar no controle da pandemia. Ele afirma que haverá até 500 mil testes a mais disponíveis no começo da próxima semana.