Sebrae projeta iniciativa com foco no turismo da Floresta dos Guarás

O projeto será lançado no próximo dia 17, em Cururupu

Floresta dos Guarás, no Maranhão (foto: reprodução)

Com objetivo de evidenciar a importância cultural com foco no turismo e em áreas “desconhecidas” no Maranhão, o Sebrae lançará, no próximo dia 17, o projeto Roteiro Turístico Integrado da Floresta dos Guarás.

O local explorado e que fará parte desta nova iniciativa é a Floresta dos Guarás, localizada ao norte do estado e faz parte da Amazônia Maranhense. O Sebrae pretende com isso, intensificar o turismo na baixada maranhense.

Potencial e capacidade de crescimento do turismo na região

Segundo o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a região da Floresta dos Guarás possui uma governança muito bem estruturada dentro do território e isso facilita a estruturação e implantação de um projeto com essa envergadura. Esta é uma ação ambiciosa do Sebrae Maranhão, que acredita no potencial e na capacidade de crescimento do turismo na baixada ocidental maranhense.

A iniciativa foi projetada e já está em fase de andamento, mas o que está sob análise, no momento, é de que maneira será executado o projeto. Para chegar a uma conclusão, empresários, secretários municipais de turismo e outros representantes do poder público municipal, além dos órgãos e entidades ligadas ao turismo estão discutindo tais pautas e possíveis soluções a fim de chegar a um consenso que contribua com o desfecho do projeto.

Ecossistema empresarial da região

Para um projeto de sucesso e que, efetivamente, contribua com a sociedade e seja atrativo aos turistas, questões como fraquezas, oportunidades, forças e ameaças para o ecossistema empresarial da região estão sendo discutidos pelo grupo. O projeto considera como base a metodologia usada pelo
Sebrae, a GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultado).

Sobre a questão turística e melhores maneiras de proceder, o coordenador estadual de turismo do Sebrae Maranhão, Luis Walter Muniz declarou que precisam ser criteriosos na construção do planejamento, por isso a preocupação em ouvir empresários, poder público e todos aqueles ligados ao segmento para que daqui saia um projeto com a cara da região. Luis vem sendo o “guia” dos encontros na região.

Está previsto para o dia 17 de março o lançamento do Roteiro Turístico Integrado na Floresta dos Guarás, no auditório do IEMA, localizado no bairro Areia Branca, a partir das 9h. No local, são esperados políticos e empresários de toda a região.