Guia ajuda cadeirantes a encontrar roteiros acessíveis

Aplicativo faz mapeamento de acessibilidade e ajuda pessoas com dificuldade de locomoção

Bruno Mahfuz, fundador do GuiadeRodas, foi selecionado pela MIT Technology Review como um dos maiores inovadores com menos de 35 anos na América Latina em 2018.

Por Letícia Höfke

A décima e última reportagem da série especial Startups Transformadoras tem como tema o GuiadeRodas.

Trata-se de um aplicativo com roteiros acessíveis para usuários de cadeira de rodas. A ferramenta é gratuita e colaborativa ou seja, qualquer pessoa, com deficiência ou não, pode relatar o nível de acessibilidade dos locais que visitam. Segundo a startup, o app já está ajudando milhões de pessoas com dificuldade de locomoção a sair de casa. 

O usuário avalia o local, levando em conta informações como vagas especiais ou manobristas, a circulação interna e se há estruturas apropriadas, como elevadores e banheiros.

Ao entrar no estabelecimento e abrir o aplicativo, o GPS já reconhece o local, e ele poderá ser avaliado. A cor verde indica que o lugar é acessível; amarelo é acesso parcial; e vermelho é sem acesso. Tem também a cor cinza, que significa que o estabelecimento ainda não foi avaliado. 

Após dois anos de operações, o aplicativo tem informações sobre locais em mais de 1.000 cidades em 62 países e foi escolhido no World Summit Awards 2016, organizado pelas ONU, como a melhor iniciativa para acessibilidade e inclusão.

Além disso, por esta iniciativa, o administrador Bruno Mahfuz, fundador do GuiadeRodas, foi selecionado pela MIT Technology Review como um dos maiores inovadores com menos de 35 anos na América Latina em 2018.

O início 

O aplicativo foi lançado em 2016. Cadeirante desde os 17 anos, quando sofreu um acidente de carro, Bruno já enfrentou diversos problemas por falta de acessibilidade. Sua motivação para criar o GuiadeRodas foi poupar frustrações advindas da falta de informação sobre determinado local. Com o aplicativo, pessoas em cadeiras de rodas podem escolher e traçar seus destinos com mais segurança.