A Uber vai lançar uma nova ferramenta que limita o tempo de trabalho dos motoristas da empresa. A proposta é de colocar um limite de 12 horas seguidas de trabalho, com seis horas de descanso. A medida faz parte da campanha Maio Amarelo, que propõe a conscientização da segurança do trânsito.
Quando o motorista se aproximar do limite de tempo máximo dirigindo, a empresa vai enviar notificações de alerta. Após alcançá-lo, será desconectado da plataforma automaticamente e poderá retornar após seis horas corridas. Além disso, o recurso ainda irá permitir o motorista a comparar o tempo online e o período rodando.
Marcello Azambuja, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber no Brasil, afirma que a empresa está investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para proporcionar mais recursos de segurança na mobilidade urbana como um todo. Pata ele, a plataforma pode ter um impacto positivo na segurança do trânsito.
A novidade foi desenvolvida em parceria com organizações globais de segurança no trânsito e já funciona em outros lugares do mundo. Complementando essa limitação, a Uber também está aumentando o rigor na fiscalização dos motoristas que usam terceiros na mesma conta, como, por exemplo, famílias que utilizam um só perfil.