Inovação fornece acessibilidade a pessoas com deficiência

A Tix, empresa de tecnologia assistiva, está na lista do 100 Startups to Watch deste ano

Por Letícia Höfke

Nesta quinta matéria da série especial Startups Transformadoras, a empresa em foco é a mineira TiX, que inventou um teclado revolucionário.

A acessibilidade é um direito previsto por lei que garante que pessoas com deficiência consigam acessar lugares ou fazer determinadas atividades. A tecnologia não poderia ficar de fora. 

É nisso que o empreendimento TiX apostou quando criou ferramentas para permitir que pessoas, com vários tipos de deficiência (desde as físicas até as intelectuais) possam se comunicar com autonomia, utilizando smartphones, tablets e computadores. 

O nome da Startup é o mesmo nome do Teclado Inteligente Multifuncional (TiX), que é conectado aos dispositivos  por um cabo USB e tem apenas onze teclas sensíveis ao toque. O teclado pode também ser usado por meio de um óculos especial, o a-blinX, que capta o piscar dos olhos.  

Além disso, pessoas com limitações de movimento severas podem se comunicar com as pessoas ao redor usando o TelepatiX. O aplicativo é inteligente, completa palavras e frases e aprende sozinho o seu vocabulário frequente.

O início 

Os fundadores da Tix são Adriano Rabelo, Henrique Latorre e Esdras Vitor. Com o nome de Geraes, a empresa foi criada em 2009, em Belo Horizonte, com um projeto de ajudar os cegos a utilizar o transporte coletivo. Porém, em 2013, começaram a trabalhar com o TiX. 

A ideia por trás do TiX surgiu a partir da monografia de Gleison Fernandes de Faria, que, em 2006, estava se formando em Ciência da Computação. Nascido com paralisia cerebral, ele fez o curso com muita dificuldade. Foi em 2015, que a Startup então, lançou o TiX da forma como ele é hoje.