Amazon expande seu modelo sem caixa em uma mercearia completa

A loja usa câmeras e visão computacional para ver o que o cliente está levando

A Amazon abriu a sua primeira mercearia sem caixa em Seattle, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (25). Chamada de Amazon Go Grocery, a empresa é como as outras lojas Amazon Go, o cliente indica que entrou na loja através de um aplicativo, caminha pelos corredores, pega o que quer e vai embora sem precisar ir ao caixa.

Por fim, a loja informa pelo aplicativo a lista do que foi levado e desconta o pagamento automaticamente. A loja faz uso de um sistema chamado pela companhia de Just Walk Out Shopping, trata-se de uma rede de câmeras, sensores e inteligência artificial para descobrir o que os clientes estão selecionando em tempo real.

A tecnologia é a mesma usada em carros autônomos: visão de computador, combinação de dados captados por diferentes sensores e deep learning. Um grupo também pode fazer compras ao mesmo tempo, é só uma pessoa com fazer o check-in individual de cada um no aplicativo, conforme entram na loja.

A Amazon é a maior loja online do mundo, mas ainda engatinha no setor de supermercados. A nova unidade tem cerca de 1.000 metros quadrados, e possui seções de utensílios domésticos, higiene bucal, cuidados pessoais e rações para animais. A Amazon informou ainda que há funcionários trabalhando na mercearia, por exemplo, repondo produtos nas prateleiras.