Empresa cria camiseta biodegradável feita de elementos naturais

A tinta para estampar a camiseta vem de algas cultivadas em biorreatores

Em nome das urgentes necessidades ambientais, a Vollebak desenvolveu uma camiseta que se desintegra em 12 semanas — um pouco mais, um pouco menos, a depender do clima. Chamada de Plant and Algae T-Shirt, o nome significa camiseta de planta e alga, e ela é de fato feita de elementos naturais e sustentáveis.

A trama do tecido é feita a partir da polpa de eucalipto e faia, obtida de madeira vinda de florestas renováveis. A tinta para estampar a camiseta vem de algas cultivadas em biorreatores, que faz com que o pigmento natural entra em processo de oxidação, alterando a cor. Para Steve Tidball, fundador da Vollebak, esse é um dos charmes da peça.

O diferencial da Plant and Algae T-Shirt é que em doze semanas ela se decompõe por completo após o descarte. A empresa sugere que a camiseta pode efetivamente ser utilizada como um adubo nutritivo no solo, já que a peça é em parte uma camiseta, em parte alimento de minhoca.

A indústria da moda está entre as mais poluentes. De cada cem peças fabricadas, 60 são descartadas com menos de um ano de uso, e a maioria vai parar em aterros sanitários e lixões. Steve afirma que uma vez que você deixou de usar a T-shirt, você pode enterrá-la de volta na terra, e ela irá se biodegradar.

Veja mais: