Startup cria casaco que se ajusta quando a temperatura muda

Dentro do tecido, um novo tipo de fio é o que está fazendo a transformação

Foto: Divulgação

Se você pisar em um edifício quente em um dia frio, o tecido desse casaco vai se transformar em resposta à mudança de temperatura, para que você possa deixar a jaqueta sem superaquecimento. Quando você vai lá fora de novo, o tecido vai mudar novamente, fornecendo mais isolamento para mantê-lo quente.

Dentro do tecido, um novo tipo de fio é o que está fazendo a transformação. A startup Skyscrape desenvolveu o novo casaco com um material flexível que se adapta à mudanças de temperatura. Um casaco normal é confortável para uso em uma janela de 5 a 8º C, enquanto a da Skyscrape pode ser usada confortavelmente em variações de 11 a 16º.

Brent Ridley, CEO da Skyscrape, explica que o fio foi estruturado para ter uma resposta exagerada à temperatura, por isso expande ou contrai muito quando a temperatura muda. O executivo afirma que a visão da empresa é criar uma peça que possa cumprir a mesma função de duas roupas diferentes em seu armário.

Atualmente, a startup procura formas de reduzir o custo de fabricação para poder levar o produto ao mercado. Ainda assim, o esperado é que seja mais caro que um casaco normal. Ridley conta que espera que o produto se torne um item duradouro para que justifique o preço mais alto.

Veja como o casaco funciona