Conheça a lixeira inteligente que classifica sozinha material reciclável

Câmeras e sensores observam o lixo e um software decide para qual lixeira deve ir

Foto: Reprodução

Em um escritório em São Francisco, nos Estados Unidos, se você deixar cair uma xícara de café em uma lata de lixeira inteligente, a máquina irá enviar automaticamente a xícara para reciclagem. O escritório é um dos primeiros a usar a tecnologia chamada TrashBot, criada pela startup CleanRobotics.

A startup está tentando resolver um desafio na reciclagem: mesmo quando alguém está tentando reduzir os resíduos, há uma boa chance de que eles estão reciclando errado. Charles Yhap, cofundador e CEO da CleanRobotics, diz que a ideia nasceu da frustração, porque sempre achou confuso separar o lixo nas lixeiras. 

Então surgiu a ideia de usar tecnologia nas lixeiras. Tudo começou com uma análise dos custos com sensores e componentes robóticos, a crescente acessibilidade de algoritmos, sistemas de IA e, então foi pensando que seria possível construir algo que faça a tarefa mais fácil. Segundo Yhap, o robô foi construído com preço competitivo para agregar mais valor.

Pode ser usado essencialmente como qualquer lixeira, embora tenha que jogar um lixo de cada vez para o sistema reconhecê-lo. Quando uma garrafa ou recipiente entra na caixa, a tampa fecha automaticamente, e uma câmera e sensores enviam dados sobre o item para o software que o classifica na caixa interna correta. Depois de três a cinco segundos, está pronto para o próximo item.

Algumas organizações argumentaram que uma solução de baixa tecnologia poderia funcionar. A organização sem fins lucrativos Recycle Across America, por exemplo, argumenta que o maior problema que a reciclagem enfrenta hoje é a contaminação quando a reciclagem é classificada de forma incorreta.

A lixeira, projetada para locais de alto volume, como estações de trem e aeroportos, será, em breve, lançada em versões menores para pequenos cafés e escritórios. Atualmente, a empresa está arrecadando fundos para ampliar e explorar novos modelos de negócios que permitiriam instalar suas caixas gratuitamente em alguns locais. 

Veja como funciona: