Carrefour adquire 30 lojas do Makro por R$ 1,95 bi

Os ativos vendidos faturaram em 2019 cerca de R$ 2,8 bilhões

Foto: Reprodução

A rede Carrefour anunciou neste domingo (16) a aquisição de 30 lojas e 14 postos de combustíveis operados pelo Makro no Brasil, pelo valor de R$ 1,953 bilhão. O objetivo da varejista é substituir as bandeiras das unidades para Atacadão, em 12 meses após o fechamento da transação.

Entre as 30 lojas, 22 são próprias, e oito são alugadas. Os ativos vendidos faturaram em 2019 cerca de R$ 2,8 bilhões, e ao se somar o montante à base de vendas do Carrefour, o grupo atingirá uma receita bruta anual de quase R$ 65 bilhões no Brasil. Trata-se da venda de quase toda a estrutura do Makro no país, com exceção do estado de São Paulo.

A empresa pretende, ao adotar o modelo do Atacadão, intensificar as vendas das 30 lojas em 60% e fortalecer a estrutura de custos das unidades, propiciando que as o alcance gradual de níveis de rentabilidade semelhantes aos que já existem nas lojas atuais do Atacadão. O Makro reduz seu tamanho no país, mas planeja investir os recursos da venda na operação local.

O Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou no comunicado enviado ao mercado que a transação é o movimento mais importante do Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. O executivo ainda destaca que o Brasil é o segundo maior mercado do Grupo depois da França, sede da companhia.