Shopping australiano é apontado como o mais sustentável do mundo

O negócio recebeu um investimento de US$ 120 milhões

O Burwood Brickworks, inaugurado em dezembro de 2019 em Melbourne, na Austrália, foi apontado como o shopping center mais sustentável do mundo. O lugar é certificado pelo Living Building Challenge, padrão de sustentabilidade criado pelo Living Future Institute, uma das certificações mais rigorosas.

O negócio de 120 milhões de dólares, construído pela Frasers, empresa imobiliária sediada em Cingapura, possui cerca de 8 mil metros quadrados, toda a energia usada vem de fontes renováveis e a água é tratada e reutilizada. Além disso, parte dos alimentos vendidos nos restaurantes vem da plantação no terraço do prédio e das árvores frutíferas que decoram a fachada.

A fazenda urbana no último piso e a impressionante fachada verdejante em vasos oferecem um elemento visual e prático para o local, com 20% do local dedicado à produção de alimentos, sendo a sua fazenda urbana a primeira de seu tipo a existir dentro de um centro comercial.

O estacionamento tem três pontos de carregamento de carros elétricos, e todos os lojistas devem utilizar materiais que ocasionam o mínimo de impacto na qualidade do ar e que gerem poucos resíduos. Já no supermercado, os carrinhos são feitos de garrafas de leite recicladas.

De acordo com comentários do Google e do Facebook, o Burwood Brickworks foi recebido de forma positiva pelos consumidores por causa do marketing ambiental. Entretanto, houve algumas críticas, incluindo que os varejistas dentro do centro são caros ou que há poucos lugares realmente abertos, mas o centro de varejo ainda é um trabalho em andamento.