Robô vai patrulhar uma plataforma petrolífera na Noruega

A empresa Aker BP vai usar o robô em sua plataforma

Foto: Reprodução

Spot, um robô de quatro patas feito pela Boston Dynamics, tem uma de suas primeiras missões no mundo real: a empresa de petróleo e gás Aker BP começará a usá-lo para patrulhar uma plataforma no campo de Skarv no Mar da Noruega este ano.

É esperado que ele inspecione autonomamente a plataforma e capture dados sobre vazamentos de gás e outras questões, gerando relatórios para qualquer coisa que requer mais investigação. O robô deve ser controlado remotamente por operadores, em terra firme.

Também será testado sua capacidade de realizar trabalhos considerados de alto risco para os seres humanos. Um porta-voz da Aker BP afirmou que a empresa acredita que a robótica vai pode ajudar a operar com mais segurança e com menor custo.

O Spot é resistente à chuva e a temperaturas entre -15 até 45 graus Celsius. E traz um complexo sistema de câmeras e sensores e é capaz de se movimentar em qualquer direção e em quase todo tipo de terreno, o que inclui subir e descer escadas e levantar sozinho caso sofra alguma queda.

Sua velocidade máxima é de 5km/h e sua autonomia é de 90 minutos, mas ele possui baterias removíveis, que podem ser trocadas. Além disso, ele consegue ainda carregar pesos de até 14 quilos, a partir de dois compartimentos e é resistente a temperaturas extremas, que podem variar entre -20º e 45º.

Conheça o Spot: