Banco Central planeja liberar saques em dinheiro nos comércios

Medida também beneficiaria lojistas, que poderiam ter redução no custo de transporte de dinheiro

Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) está planejando liberar o “cashback”, uma forma de permitir que as pessoas saquem dinheiro em estabelecimentos comerciais. A medida deve beneficiar moradores de cidades pequenas pela falta de agências bancárias e caixas eletrônicos. A informação foi dada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, em entrevista ao GloboNews.

Uma pesquisa realizada pelo Globo em dados do BC constatou que 427 cidades não possui sequer uma agência bancária desde 2013, quando a cobertura atingiu sua maior alta, fazendo com que a população tenha dificuldades em sacar dinheiro. A medida também deve ser útil para os lojistas, de modo que facilite o fluxo do dinheiro e reduziria o custo no transporte dos valores.

O presidente conta que o “cashback” já acontece em outros países e que tem um procedimento simples. Funcionaria como uma “compra de dinheiro”. Através do cartão do banco, o consumidor faria o saque direto na loja. Segundo ele, o custo para o consumidor deve ser o de uma taxa de serviço. O sistema ainda está em estudo e não há previsão para entrar em vigor.