Startup deve lançar hotel de luxo no espaço em parceria com a Nasa

O complexo, idealizado pela Axiom Space, ficará na Estação Espacial Internacional e deve ser instalado em 2024

O turismo espacial está cada vez mais próximo de acontecer. A Nasa estabeleceu uma parceria com a startup Axiom Space para construir um hotel comercial no espaço, o lançamento está previsto para o segundo semestre de 2024. E como os hóspedes vão chegar lá? A ida será através das espaçonaves Crew Dragon, da SpaceX, ou a Starliner, da Boeing.

O objetivo é aumentar as instalações que já existem, e com isso, construir um ambiente para as próprias tripulações se hospedarem por um período maior e com mais conforto. E, só depois deverá ser explorado por turistas que queiram visitar e passar um período no espaço. Conforme a Axiom Space, o ambiente terá telas interativas e vista privilegiada da Terra e do espaço.

A empresa afirma que a ideia é que o ambiente seja confortável, e ao mesmo tempo, elegante. O módulo comercial, o primeiro criado para receber turistas, ficará na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A Nasa conta que a decisão é um grande passo para alavancar a economia na baixa órbita terrestre, já que há planos de privatizar a ISS e torná-la majoritariamente comercial. 

O hotel será apropriado como destino em missões comerciais de voos espaciais, para ajudar em experimentos de habitação, impulsionar o desenvolvimento de tecnologias, entre outras diversas conveniências para empresas espaciais. Além da Axiom, a Roscosmos, continua com o plano de enviar dois turistas à órbita em 2021. A única informação divulgada é que também estão de contrato fechado.

Axiom Space

A Axiom Space é uma fabricante e fornecedora de serviços de estações espaciais dos Estados Unidos, com sede em Houston, Texas. Foi criada em 2016 pelo CEO Michael T. Suffredini, ex-gerente de programa da Estação Espacial Internacional no Johnson Space Center da NASA. A empresa possui mais de 60 funcionários, a maioria deles com vasta experiência da NASA e de contratados da NASA.