Em 2020, está cada vez mais difícil para as empresas escaparem do mundo digital, Independente do segmento, precisam estar antenadas com novas tecnologias para auxiliar no trabalho de atender os clientes. A área de transportes não fica fora dessa tendência, pois essas novas ferramentas se tornaram uma área vital para o sucesso do negócio.
A previsão para 2020 é que o “lado online” vai evoluir e crescer no mercado de transportes, oferecendo cada vez mais serviços digitalizados para aumentar a velocidade de processos, reduzir custos e gerar eficiência. Haverá um aumento de transação de processos digitais – caso do canhoto digital e de outros documentos, que, geralmente, são feitos no papel. Os fretes passam a ter existência e validação online. Os dados também ficarão armazenados fora do data center. Até 2023, mais de 50% dos dados gerados serão criados e processados na nuvem.
Outro passo importante é a automação de processos manuais, principalmente na área de logística. Contudo, isso não significa um perigo para o futuro do emprego, apenas libera as empresas para focar na relação com as pessoas.
Além disso, a tecnologia será uma forte aliada na leitura de como o consumidor se comporta – para que haja um melhor atendimento. A busca por customizar processos tende a ser mais valorizada, proporcionando uma aplicação de tecnologia personalizada com ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial.
A tendência é simplificar também o trabalho dos caminhoneiros. Com a tecnologia, é possível que tenham acesso à informação em tempo real e que o ajude a otimizar sua rota, sua segurança e sua eficácia na direção.
Apesar de todo esse crescimento no segmento de transporte de cargas, a preocupação das empresas é com a sustentabilidade e não com “crescer a qualquer custo”.