Startup cria aplicativo de comunicação para Pepsi e Carrefour

Redes sociais cooperativas se tornaram ferramentas para melhorar comunicação entre colaboradores

A história começou em 2016, quando a startup Critical Mass recebeu uma proposta diferente da PepsiCo. A empresa iria passar por mudanças, reunindo três escritórios em uma nova sede, e os executivos estavam preocupados com um choque cultural entre as equipes. 

Como solução, a Critical Mass resolveu desenvolver uma rede social corporativa de modo a viabilizar a comunicação. Por meio dela, o setor de comunicação interna da PepsiCo conseguia entrar em contato com seus funcionários com mais rapidez. 

O executivo da Critical Mass, André Franco, descreve a ferramenta como uma mistura de LinkedIn e intranet. A ideia é que o Dialog – como foi chamado a rede – seja uma ferramenta para negócios e, numa linha do tempo única, todos possa publicar o que quiserem.

Porém, não é possível que os usuários troquem mensagens entre si ou publiquem no anonimato, colocando, assim, todos em uma mesma conversa. 

O projeto deu certo, e a Critical Mass expandiu o negócio, transformando o Dialog em uma projeto customizável e multiplataforma – ou seja, pode ser usado no desktop ou no celular. Além disso, ganhou novas funcionalidades: o RH permite que funcionários acessem holerites e batam seu ponto por meio do aplicativo. 

Hoje, pelo menos 160 mil pessoas já usam as redes sociais corporativas da Dialog. Entre as empresas, estão Carrefour e Via Varejo. Em entrevista para o Época Negócios, André Franco afirmou que, em 2020, a empresa espera dobrar de tamanho.