Facebook lança recurso parar limpar histórico de dados dos usuários

Nova ferramenta permite excluir dados captados pela rede social

Foto: Reprodução

Facebook anunciou o lançamento de uma ferramenta para aumentar a privacidade dos usuários, dando a eles mais autonomia sobre o uso de seus dados coletados por aplicativos de terceiros e compartilhados com a rede social. Com ela, é possível escolher quais dados pessoais o Facebook pode armazenar.

Trata-se de uma área chamada “Atividade fora do Facebook”, que foi incluída no menu de Configurações do aplicativo móvel, na seção “Informações da Conta”. A ferramenta está disponível em todos os países. Apesar do lançamento global, a empresa vinha realizando testes há um ano na Irlanda, Coreia do Sul e Espanha. 

Ao acessar, é possível ver todos os aplicativos e sites que recolhem dados dos usuários e os enviam para o Facebook. Na mesma tela, é possível optar por limpar esse histórico de navegação e até mesmo personalizar a lista de sites, aplicativos e empresas que compartilham as informações com a rede. 

Com esses dados, o Facebook consegue “monitorar” as atividades do usuário mesmo sem que ele esteja com o site aberto no computador ou com o aplicativo aberto no celular. A ferramenta “Apagar histórico” foi anunciada pela primeira vez em 2018.

No blog do Facebook, Mark Zuckerberg afirmou que as informações são usadas para melhorar o direcionamento de anúncios dentro da plataforma. Segundo ele, as empresas os enviam a atividade nos sites deles e o Facebook usa essa informação para mostrar anúncios relevantes.