Uber lança novo recurso para identificação de paradas inesperadas

Tecnologia usa GPS e sensores do celular para identificar “eventos raros”

Foto: Reprodução

Uber anunciou que nas próximas semanas motoristas e usuários vai disponibilizar o U-Ajuda, nova ferramenta de segurança no aplicativo. O recurso vai usar tecnologias como GPS e sensores de movimento presentes nos smartphones para identificar o que o Uber chama de “eventos raros”, como paradas muito longas e estranhas na rota.

Caso haja alguma circunstância envolvendo paradas não previstas, o sistema automaticamente iniciará uma espécie de checagem, identificará o caso e enviará uma mensagem para o motorista e para o usuário direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo. A mensagem permite ligar para a polícia, compartilhar a viagem com um amigo ou familiar, ou abrir um chamado com a central do Uber.

A novidade vem com outros novos recursos, como a opção de gravar áudios da corrida, que podem ser compartilhados para ajudar em caso de investigações e até enviado para autoridades. A empresa diz que o conteúdo é criptografado e fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação até que o usuário escolha compartilhar ou não.

O diretor do Tech Center da Uber no Brasil, Marcello Azambuja, afirma que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança dos usuários. Ele diz acreditar que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabe que imprevistos acontecem. Com isso, foi desenvolvido o U-Ajuda, que permite o acesso rápido as novas ferramentas lançadas nos últimos anos.