As montadoras Hyundai e Kia anunciaram um investimento de US$ 110 milhões na Arrival, startup de veículos elétricos do Reino Unido que planeja começar a vender vans comerciais elétricas em 2021. As empresas desejam criar vans pequenas e médias elétricas a preços competitivos.
Com sede em Londres, a Arrival foi fundada em 2015 e desenvolveu uma van futurista voltada para o mercado de entregas comerciais. A empresa disse que sua van terá uma bateria com alcance de pouco menos de 500 quilômetros. E, afirma oferecer uma experiência única, mas com o mesmo preço do que os equivalentes movidos a combustíveis fósseis.
A startup conta que trabalhará com a Hyundai e Kia para criar uma série de veículos elétricos, de início para o mercado comercial, como logística, aplicativos de corrida e outros serviços de transporte. E, informou que seus veículos serão equipados com recursos avançados de assistência ao motorista e podem ser atualizados com sistemas de direção autônoma.
A parceria prevê que a Hyundai, Kia e Arrival desenvolvam os veículos elétricos na sede da Hyundai e da Kia em Seoul, na Coreia do Sul. Atualmente, a Arrival possui centros de pesquisa em desenvolvimento nos Estados Unidos, Alemanha, Israel, Rússia e Reino Unido. A empresa informou que seus protótipos de vans estão sendo testados por Royal Mail, DHL e UPS.