Google procura startups em expansão para programas no Campus

O objetivo é ajudar no crescimento estratégico e mensurável das empresas selecionadas

A gigante de tecnologia Google está em busca de startups que já queiram acelerar seu crescimento. A divisão Google for Startups está com inscrições abertas para a iniciativa de aceleração Programa de Residência. A quinta edição será realizada entre abril e outubro de 2020, o objetivo é ajudar no crescimento estratégico e mensurável das empresas selecionadas. 

O Programa de Residência tem duração de seis meses e oferece suporte sob medida para startups em estágio de crescimento por meio de acesso único a recursos, especialistas e parceiros globais do Google, além de espaço de trabalho e integração com outros empreendedores. Serão quatro pilares de mentoria: gestão e liderança; marketing digital; produto; e vendas.

Há um interesse especial em startups que usem aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial e que tenham soluções para cidades inteligentes e mercados emergentes, com impacto social e sustentabilidade. Desde 2016, 36 startups participaram da iniciativa. O crescimento médio de receita das startups durante o programa é de 124%, com 41% de crescimento médio da equipe. 

Alguns exemplos de negócios que já passaram pelo Programa de Residência são Cuponeria, Gupy, IDWall e Trakto. As startups ficarão hospedadas em um espaço de trabalho e de integração com outros empreendedores e empreendedoras no Google Campus. O edifício para o ecossistema de empreendedorismo fica no bairro do Paraíso, na cidade de São Paulo.

Os negócios devem ter uma equipe com perfis complementares e diversos, ter de três a oito membros, domínio do idioma inglês, possibilidade de os principais membros estarem em São Paulo durante o programa é já ter um produto lançado no mercado e com tração e potencial de escalabilidade comprovados (usuários que gerem receita e/ou investimentos).

Além disso, entre as exigências, ainda estão que os negócios precisarão resolver um problema significativo com uma solução inovadora e tecnológica e estar dispostos a contribuir para o crescimento da comunidade do Google for Startups e do ecossistema empreendedor.

O programa não tem custo e não recolhe equity dos participantes, ideal é que os fundadores das startups engajem com o programa e dividam o que aprenderam. As inscrições para o programa ficam abertas entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2020. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário de inscrição. As respostas devem estar em inglês.