Nestlé planeja investir US$ 2,1 bilhões em projeto de recicláveis

A empresa tem compromisso de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025

A Nestlé, a maior empresa mundial de alimentos e bebidas, se comprometeu em diminuir a utilização de plástico em um terço nos próximos cinco anos, e anunciou que vai investir US$ 2,1 bilhões de francos suíços para encontrar novos materiais recicláveis para utilizar em nas embalagens de seus produtos, um enorme desafio enfrentado pela indústria de alimentos. 

A empresa suíça vai destinar mais de 1,5 bilhão de francos para pagar pelo custo extra de uso de plásticos reciclados de grau próprios para alimentos, e vai lançar um fundo de 250 milhões de francos para financiar uma iniciativa de embalagens sustentáveis. A companhia pretende tornar 100% das embalagens de seus produtos recicláveis ou reutilizáveis até 2025. 

Além disso, a Nestlé afirmou que vai reduzir o uso de plástico novo em um terço durante o mesmo período. A meta é cortar um terço das 1,6 milhão de toneladas de plástico utilizado em 2018 — agora, apenas 2% das embalagens é feita de material reciclado. A substituição do plástico por papel já está sendo feita em alguns de seus produtos, como o achocolatado em pó Nesquik e as barras de chocolate Munch.

As empresas que lidam com a fabricação desse tipo de plástico reciclado não dão muita importância ao mercado por conta das dificuldades de fabricação de embalagens não tóxicas para alimentos. As fabricantes de alimentos e bebidas estão sofrendo cada vez mais pressão de grupos ambientais por utilizarem plástico em excesso.