Tailândia ganha fazenda urbana sustentável em rooftop de universidade

Área de 7 mil m² foi inaugurada em dezembro do ano passado

A Universidade Thammasat de Bangkok, uma das mais antigas da Tailândia, ganhou uma fazenda urbana completamente sustentável. Instalada no rooftop da universidade, a construção da fazenda urbana de arroz de 7 mil m² foi inspirada nas tradicionais plantações do grão espalhadas no norte do país. A ideia do projeto é reaproveitar a água da chuva para irrigar toda a área plantada.

Inaugurada em dezembro do ano passado, a fazenda possui capacidade para armazenar até três milhões galões d’água. O edifício ainda conta com painéis solares e espaços de estudo para professores e alunos utilizarem em atividades externas. O objetivo é que a iniciativa ajude a reduzir a temperatura média do local e o bairro a sofrer menos com as chamadas “ilhas de calor”.

A empresa Landprocess foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto. Kotchakorn Voraakhom, chefe do projeto, afirmou na descrição que as plantações de arroz costumavam ser cenários que faziam parte da cidade. Ele explica que era comum em torno do perímetro da cidade, mas após anos de expansão urbana imparável, os pântanos se transformaram em cidades de concreto paralisado, não mais capaz de respirar, absorver água, ou cultivar alimentos.

Como o telhado verde absorve água em tempestades, ele também pretende demonstrar uma alternativa para a agricultura industrial que se tornou comum em partes rurais do país. A nova fazenda urbana será orgânica. Em um ano, a fazenda pode cultivar arroz suficiente para mais de 100 mil refeições para serem servidas no campus. As sobras serão enviadas de volta para o telhado para fertilizar a próxima colheita.