Máquina esfria bebidas em um minuto com tecnologia termoelétrica

O projeto foi apresentado durante a feira de tecnologia CES 2020

A empresa Matrix, especializada na produção e desenvolvimento de aparelhos termoelétricos, criou uma máquina que é capaz de esfriar bebidas em um minuto por meio de tecnologia termoelétrica. Chamada de Juno, a máquina é voltada para aqueles que querem beber líquidos gelados de forma rápida e fácil — apenas inserindo a garrafa ou lata dentro do dispositivo e determinando o tempo que deseja.

O projeto foi apresentado durante a CES 2020, feira de tecnologia que acontece entre os dias 7 e 8 de janeiro em Las Vegas. A tecnologia termoelétrica, utilizada no Juno, funciona a partir do método Efeito Peltier. Na prática, os objetos são expostos a uma água em temperaturas baixíssimas. O choque térmico faz com que o calor seja transferido da embalagem para o líquido mais frio, resfriando-a rapidamente.

Por conta do método de funcionamento, o usuário não pode simplesmente colocar líquidos dentro do dispositivo — ou até mesmo embalagens abertas. Para contornar esse empecilho, os desenvolvedores da Juno — o empreendedor norte-americano Akram Boukai e seu sócio Douglas Tham — também criaram um receptáculo fechado, que pode ser usado para armazenar bebidas avulsas.

O dispositivo possui luzes de LED que ficam vermelhas quando o produto está ligado e vão mudando para azul conforme a bebida esfria. Além disso, o produto não precisa de um aplicativo para funcionar, todas as customizações para as bebidas podem ser feitas diretas no dispositivo. A Juno comporta embalagens de até 8 cm de largura e 31 de altura, tamanho suficiente para gelar garrafas de champanhe e vinho. 

O Juno deve ser disponibilizado no mercado no terceiro trimestre de 2020, embora não se saiba se a sua chegada será apenas no mercado americano ou global. O produto ainda está em fase de desenvolvimento, mas seu protótipo já pode ser adquirido pela plataforma de financiamento coletivo Indiegogo. O preço da unidade gira em torno de R$ 1,2 mil.