WhatsApp para de funcionar em milhões de smartphones a partir de fevereiro

Aplicativo perde compatibilidade com aparelhos Android 2.3, iOS 8 e com usuários do Windows Phone

Foto: Reprodução

A partir de 1º de fevereiro, os smartphones Android e iOS com sistema operacional antigo perderão o acesso ao aplicativo de mensagens WhatsApp. No sistema operacional do Google, smartphones com a versão 2.3.7 ou inferior terão o WhatsApp desativado. Em iPhones com a versão iOS 8 também terão o WhatsApp desativado.

A futura incompatibilidade dos aparelhos foi anunciada no site do aplicativo. Essas plataformas estão em aparelhos bem antigos, por isso poucos usuários devem ser afetados. De acordo com o Google, apenas 0,3% dos smartphones Android usam a versão 2.3, ou Gingerbread. Mesmo assim, a mudança deve afetar cerca de 7,5 milhões de usuários em todo o mundo.

Quanto ao iOS 8, o fim da compatibilidade com essa versão do sistema operacional da Apple não afetará nenhum smartphone, pois seu modelo mais antigo, o iPhone 4S, também pode ser atualizado para o iOS 9. Segundo a Apple, entre os usuários de iPhone, 55% usam a versão mais atual, o iOS 13, e 38% usam o iOS 12. Apenas 7% do total estão em versões mais antigas.

Já os usuários do Windows Phone sofreram com a mudança mais cedo, desde 31 de dezembro o aplicativo não oferece mais suporte ao sistema. Com essas mudanças, o WhatsApp será compatível apenas com smartphones Android 4.0.3 ou superior; iPhones com iOS 9 ou superior; e alguns aparelhos com o KaiOS 2.5.1 ou superior, usado em aparelhos de baixo custo.