Startup brasileira usa inteligência artificial para criar shampoo personalizado

A JustFor You‎ coleta diversos dados dos clientes através de um formulário e usa a tecnologia para criar a fórmula perfeita

A startup JustFor You‎, primeira marca a personalizar Hair Care no Brasil, consegue cruzar dados e traçar o perfil capilar dos seus clientes por meio da inteligência artificial. A tecnologia identifica os melhores ingredientes para o tratamento capilar do perfil analisado, e cria o shampoo e condicionador ideais para o cabelo do cliente, priorizando matérias-primas naturais. O negócio fatura em média R$ 50 mil por mês. 

Foi durante uma viagem aos Estados Unidos que o designer Caio de Santi, 32 anos, teve a inspiração para fundar a JustFor You. O empreendedor passeava pelo South By Southwest (SXSW) — um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, negócios e economia criativa do planeta — e percebeu uma forte tendência de startups voltadas para o mercado de beleza.

Santi voltou ao Brasil com a ideia de desenvolver shampoos e condicionadores personalizados para cada tipo de cabelo. Com a proposta, surgiu a JustFor You‎ em 2018. À princípio, o processo era por meio de um chatbot, programa de computador que tenta simular um ser humano para falar com os clientes. No entanto, segundo Santi, os consumidores desistiam porque a interação demorava muito.

O empreendedor explica que a solução foi criar um processo mais simples, então propôs pedir para as pessoas preencherem formulários. Para chegar à fórmula ideal, a startup se baseia em uma foto do cliente e em perguntas que ele responde. A pessoa informa suas características físicas, como o tamanho do cabelo, cor, grau de oleosidade e que tipos de procedimentos capilares costuma fazer — como tingimento, descoloração e alisamento, por exemplo.

As perguntas também envolvem os hábitos alimentares e rotina diária. Segundo o empreendedor, os aspectos psicológicos acabam influenciando no tratamento do cabelo. Por isso, a startup chega a perguntar até mesmo a frequência com que a pessoa fica estressada. O local que a pessoa mora também é levado em consideração, devido ao clima e hábitos no banho em razão da temperatura da água.

A empresa ainda é certificada por destinar recursos para a reciclagem da quantidade equivalente do material que utilizam, compensando o impacto ambiental de 100% das embalagens que colocam no mercado, através da EuReciclo — uma das iniciativas mais inovadoras do mundo. As fórmulas são criadas sob demanda, não acumulando nada em estoque e garantindo o não desperdício de matérias-primas.

Além disso, um dos pilares da empresa é ser Cruelty Free — significa “livre de crueldade” e se aplica a produtos que não foram testados em animais. A JustForYou também não usa ingredientes químicos que possam prejudicar a saúde. As fórmulas são 100% livres de parabeno — substância usada como conservante e potencialmente cancerígena —, silicones insolúveis e petrolatos.