Casas conectadas a dispositivos tecnológicos é a mais recente proposta estudada pelas empresas Amazon, Google e Apple, que se juntaram em busca de desenvolver um padrão, em código aberto, para fazer essa conexão de forma mais simples e segura.
Connected Home Over IP
Batizado de “Connected Home Over IP“, o projeto visa que o morador, ao comprar qualquer dispositivo para sua casa, consiga, através de qualquer smartphone, fazer o pareamento sendo compatível com o assistente de voz.
Este projeto deve simplificar o desenvolvimento para fabricantes e aumentar a compatibilidade para os consumidores, segundo um comunicado oficial.
Signify, Samsung SmartThings e Ikea
Em parceria com as gigantes citadas, estão outros grandes nomes no segmento de fabricação de produtos para casas conectadas, como: Signify, fabricante de lâmpadas, Samsung SmartThings e a loja de móveis sueca Ikea.
Ainda de acordo o comunicado, a tecnologia de cada uma das gigantes vai ser usada no novo padrão. Um rascunho inicial, com especificações, deve ser lançado no final de 2020. Para evitar busca de novos modelos e lentidão no processo, serão usados protocolos de conexão como Bluetooth e Wi-Fi.