Alibaba se torna a empresa mais valiosa da Ásia com valor acima de US$ 500 bi

O Alibaba, principal plataforma para o comércio atacadista no mundo, atingiu o valor de mercado de US$ 500 bilhões, tornando a empresa líder entre as companhias da Ásia. Com a expectativa entre os investidores de uma recuperação econômica no mundo e o avanço permanente do ciclo tecnológico, os valores das empresas asiáticas de tecnologia cresceram significativamente em 2019.

Fundada na China por Jack Ma em 1999, o Alibaba é atualmente o maior mercado mundial de business-to-business online. Com crescimento de 60%, a empresa conecta milhões de compradores e fornecedores em todo o mundo. O Alipay, sistema de pagamentos online do Alibaba, é responsável por cerca da metade de todas as transações de pagamento online na China. 

Ivan Platonov, analista da consultoria EqualOcean, de Pequim, afirmou que a crescente disponibilidade real de renda da China, com mais novas cidades subindo no ranking de riqueza, tem contribuído positivamente para o desempenho das ações da Alibaba. O analista ainda estima que as ações deverão atrair mais investimentos no próximo ano e pode atingir níveis mais altos.

No mundo, o Alibaba teve a sétima avaliação mais alta no mercado. À frente da Alibaba, estão Saudi Aramco (US$ 1,89 trilhão), Apple (US$ 1,24 trilhão), Microsoft (US$ 1,20 trilhão), Alphabet (Google, US$ 931 bilhões), Amazon (US$ 886 bilhões) e Facebook (US$ 588 bilhões). Atrás do Alibaba, estão a Berkshire Hathaway (US$ 554 bilhões) e a Tencent (US$ 459 bilhões).