Startup promete tecnologia que carrega celular em 5 minutos

A StoreDot pretende lançar novidade ao mercado no segundo semestre de 2020

A startup israelense StoreDot, do empresário Doron Myersdorf, pretende criar baterias capazes de carregar um smartphone em 60 segundos ou um veículo elétrico em 5 minutos. Quanto aos carros, a empresa afirma que uma única carga entregaria uma autonomia suficiente para uma viagem de aproximadamente 500 km.

Os carregadores aptos a carregar completamente a bateria de um celular em cinco minutos devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2020. A empresa conseguiu um financiamento de US$ 130 milhões — aproximadamente R$ 531 milhões — e o apoio da BP, uma das maiores empresas de petróleo do mundo.

A tecnologia criada pela startup é fundamentada em uma nova geração de compostos orgânicos que guardam energia com mais eficiência e segurança do que os sistemas atuais, e nanotecnologias. As baterias ainda utilizam lítio, mas trocam o grafite por uma mistura de metaloides — substâncias com propriedades intermediárias entre metais e não metais.

Existe um obstáculo na compra de um carro com baterias elétricas: o alcance em quilômetros ainda é reduzido e, dependendo do modelo, o reabastecimento pode levar entre 45 minutos e 4 horas. Com isso, a StoreDot também quer beneficiar o mercado de veículos elétricos — já que segundo a Bloomberg, conforme os preços começarem a cair e a bateria seja estendida, será responsável por maior parte das vendas de carros novos em 2040.

Para isso, a StoreDot está concentrada em tentar intensificar a “densidade” química da bateria, para que um carro elétrico possa alcançar ainda mais quilômetros com uma única carga. O canal Bloomberg colocou a startup em uma lista de empresas a se prestar atenção no ano de 2020, devido à sua inovação, principalmente, no uso de baterias de tecnologia móvel.