Pesquisa afirma que mais de 13 milhões devem fazer compras de Natal de última hora

A pesquisa ainda mostra que 3% dos entrevistados devem adiar as compras de Natal para janeiro de 2020

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Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que em torno de 13,2 milhões de consumidores no Brasil devem deixar as compras de Natal para a última hora. O montante equivale a 10% daqueles que têm a intenção de presentear alguém, acima dos 8% registrados em 2018.

De acordo com a pesquisa, 48% estão com expectativa por promoções e essa é a principal razão dos entrevistados para adiar as compras. Outros 20% estão aguardando o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, enquanto 12% dizem que não tiveram tempo para ir às compras.

Já 11% dos entrevistados confessaram falta de organização e 10% admitem que a preguiça é a razão para deixar as compras natalinas para a última hora. O levantamento ainda mostra que 3% dos entrevistados devem adiar as compras de Natal para janeiro de 2020, período das tradicionais liquidações de início de ano.

A maior parte dos consumidores se adiantaram com as compras. Uma fatia de 30% dos brasileiros garantiram os presentes ao longo de novembro, e outra de 41% garantiu na primeira quinzena de dezembro. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, fazer compras em cima da hora faz com que o consumidor não se atente a detalhes importantes.

Segundo a economista, é importante que antes de fazer as compras, seja feita uma pesquisa sobre preços de diferentes marcas ou lojas. Ela explica que o recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar gastos além do valor previsto.