Oracle lança programa de tecnologia educacional para jovens

O Oracle Next Education (ONE) terá cursos online de programação e empreendedorismo

A empresa de tecnologia Oracle anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento do programa Oracle Next Education (ONE), que oferece cursos de tecnologia e empreendedorismo para jovens que cursaram a educação básica em ensino público e vivem nas periferias das cidades brasileiras.

Realizado em parceria com AluraBayerCIEECognaEasyInvest e Gerdau, a iniciativa pretende ainda aproximar os formados às oportunidades de trabalho. O anúncio foi feito na Casa Oracle, centro de inovação da empresa inaugurado em São Paulo em novembro deste ano. Como meta o programa ONE prevê impactar 3 mil jovens até 2021. 

Gabriel Vallejo, vice-presidente de marketing da Oracle na América Latina e líder do projeto, afirmou que a empresa quer criar ferramentas e conexões para que os usuários tenham acesso a conteúdo de qualidade. Ele conta que as pessoas com talento estão em qualquer lugar, não são só aquelas que podem pagar uma universidade privada.

Os 30 cursos são oferecidos no formato online com aproximadamente 450 horas, aliando conteúdo técnico em TI, comunicação, preparação para o mercado de trabalho e práticas inovadoras. Os módulos online incluem três trilhas básicas: lógica de programação, linguagem Java, front end (parte visual de um site). 

Uma outra trilha paralela inclui noções de empreendedorismo, criatividade e habilidades socioemocionais. Ao completar uma trilha técnica, o aluno pode preencher um perfil para participar de um banco de talentos ou ainda concorrer a vagas exclusivas para o programa oferecidas pelas multinacionais Gerdau e Bayer, além da corretora de investimentos EasyInvest.

A matrícula no ONE custará R$ 99 e poderá ser parcelada em até seis vezes. Segundo Vallejo, o custo de entrada existe para criar um engajamento maior entre aluno e curso. Ele explica que o objetivo não é ter 3 mil inscritos, e sim, ao final do programa, formar 3 mil alunos. Para ele, se não for cobrado, a taxa de engajamento é muito baixa.

Para se inscrever, o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos, e preencher o formulário online no http://www.oracle.com/one, optar pelo plano de pagamento adequado e começar e acompanhar os treinamentos. As inscrições são limitadas.