Instagram vai começar a notificar usuários sobre legendas ofensivas

Recurso já está disponível para comentários

A partir desta segunda-feira (16) o aplicativo de fotos Instagram vai notificar usuários que escreverem publicações potencialmente ofensivas. O alerta será emitido antes do conteúdo ser publicado no feed, assim que uma legenda de foto ou vídeo for identificada como nociva. 

A rede social irá utilizar uma inteligência artificial para enviar uma mensagem, pedindo que o usuário repense o texto da legenda. Esse recurso está disponível para comentários, que também enviam uma notificação caso o conteúdo seja ofensivo, e funciona com base em conteúdos e termos denunciados com frequência.

A novidade, que faz parte de uma medida para diminuir o bullying na rede, já está disponível para alguns países selecionados, mas ainda não há previsão para chegar ao Brasil. Caso o usuário queira prosseguir com a mensagem, o Instagram não bloqueia o conteúdo, mas existe o risco de denúncia caso seja realmente uma publicação ofensiva.

A empresa anunciou oficialmente essa postura durante a F8, a conferência para desenvolvedores do Facebook, que aconteceu em maio. Até então, a empresa já retirou a contagem de curtidas em diversos países e também removeu outras funções da plataforma, como a possibilidade de ver o que os amigos haviam curtido.