São Paulo sediará centro de inovação de empresários franceses

A La Fabrique é um empreendimento criado pela parceria do BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico

O centro de inovação ficará localizado no State (foto: reprodução)

O rico ecossistema de startups do nosso país reflete em diversos outros países mundo a fora, que chegam a citar o Brasil como terra propícia a um grande crescimento neste segmento. A França, por exemplo, já estuda as possibilidades de fomentar a inovação e tecnologia por aqui, mais precisamente no estado de São Paulo. Nomes como BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico, chegam em solo brasileiro a partir de janeiro com o La Fabrique, um centro de inovação para startups.

Incetivo à criação de novas soluções tecnológicas para o mercado

De acordo com informações fornecidas pelo grupo de empresas que se juntaram para trazer ao Brasil essa novidade, o local foi escolhido para permitir que o La Fabrique esteja perto de outras empresas inovadoras e contribua para a troca de experiências com organizações que também buscam incentivar a criação de novas soluções e tecnologias para o mercado brasileiro. A La Fabrique ficará localizada no State, hub de inovação na Vila Leopoldina.

Além da empresa trazida pelos franceses, neste mesmo local já estão em funcionamento outras startups, como, por exemplo, a PicPay. A cooperação com startups desenvolve e gera negócios e atrai talentos. Cada vez mais precisamos estar atentos ao mercado tecnológico e por isso decidimos investir nesse projeto, disse a CEO do banco BNP Paribas Brasil, Sandrine Ferdane.

Quatro empresas com setores diferentes

Segundo a Época Negócios, a duração prevista para manter o acordo da parceria é de, no mínimo, 3 anos. A La Fabrique terá espaço de pelo menos 1 mil metros quadrados. O empreendimento já vinha sido discutido há cerca de dois anos, e o propósito era de juntar segmentos variados, portanto, cada parceira segue uma linha diferente. A corporate banking (BNP Paribas), meios de pagamentos (Ingenico), soluções transacionais (Edenred) e varejo (Carrefour).

De acordo com Gilles Coccoli, a concretização do projeto é fundamental para que as quatro empresas investidoras possam fomentar o ecossistema, apoiar as startups e construir parcerias de negócio a fim de se reinventarem e manterem o protagonismo da atuação global ao mesmo tempo em que lançam luz às iniciativas de inovações locais.

Unimos a expertise de negócio e a maturidade de mercado dessas quatro grandes companhias com o frescor do conhecimento em inovação das startups, que vêm desenvolvendo novas soluções e serviços para contribuir cada dia mais com o mercado brasileiro, declarou Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil.

O CEO da Ingenico na América Latina, Helcio Beninatto, que enxerga a parceria como oportunidade para alavancar a empresa na área de pagamentos digitais, segundo ele, nosso mercado passa por um importante momento de transformação digital, queremos oferecer cada vez mais uma experiência de pagamentos segura e diferenciada aos nossos parceiros e clientes.