A “pirralha” Greta Thunberg é eleita personalidade do ano pela Time

Após ser questionado sobre as mortes de dois indígenas maranhenses, Jair Bolsonaro chamou Greta de "pirralha"

Greta Thunberg foi eleita personalidade do ano pela revista Time (foto: reprodução)

Tornando-se pública mundo a fora, Greta Thunberg, de 16 anos, deixou de ir à aula a fim de protestar contra ondas de calor e incêndio que afetaram o país. A garotinha usou como slogan a seguinte frase “Em greve escolar pelo clima”, e fez estadia, durante horas, em frente ao Parlamento da Suécia.

Pirralha

A adolescente recebeu adjetivos, tais como: empoderada, determinada, segura, futura ambientalista e, recentemente, o um curioso novo adjetivo vindo do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que chamou Greta de “pirralha” após ser questionado a respeito do assassinato de dois indígenas no Maranhão e acrescentou que as mortes se dão em decorrência do povo indígena pela proteção de florestas.

Logo após a declaração feita pelo presidente, Greta disse que os povos indígenas estão sendo assassinados por tentar proteger as florestas do desmatamento. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso.

Renomada e reconhecida

Após diversas manifestações e atos iniciados por Greta, e por sua demonstração de coragem à frente de sua idade, a adolescente recebeu o título de personalidade do ano pela revista Time.

A partir do movimento iniciado por Greta, vários outros jovens se inspiraram para criarem outros movimentos em prol do meio ambiente e ambiente social, a iniciativa da adolescente acontecia sempre às sextas-feiras, para que as autoridades cumprissem as metas de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Vocês roubaram os meus sonhos e infância. Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre o dinheiro e o conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como se atrevem?, declarou Greta durante discurso feito a ONU.

“Histérica”

O então presidente dos EUA, Donald Trump, assim como Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, chamou a garota de histérica.

#Irônica

Greta, logo após ser taxada de “histérica” por Bolsonaro, usou seu twitter e colocou em sua na descrição do seu perfil exatamente como foi chamada pelo presidente.