Nesta quarta-feira (4), saíram os resultados do Prêmio Nacional do Turismo 2019 e o Maranhão foi representado pelo Mirante da Balaiada de Caxias, que ficou na 5ª colocação. O resultado foi divulgado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e a cerimônia simbólica recebeu os vencedores com troféus.
Criada em setembro, a premiação tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo, além de profissionais que tenham inovado ou trabalho para o desenvolvimento do turismo no país.
O Mirante da Balaiada fica no Morro do Alecrim e valoriza as ruínas do Quartel, monumento símbolo da Balaiada, revolta ocorrida em Caxias no século XIX contra as injustiças praticadas por elites políticas e as desigualdades sociais.
Entre os anos de 1838 e 1841, Caxias foi palco de uma luta popular que contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. O nome dessa luta popular provém dos “balaios”, nome dos cestos fabricados na região.
O local valoriza também Memorial da Balaiada, reformado à época da inauguração do Mirante e que abriga uma sala de exposição permanente com um acervo histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.
O Mirante da Balaiada também concentra área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação e quiosques para a comercialização do artesanato local, Casa de Leitura e Biblioteca, minizoológico, córrego artificial, entre outros.