O homem mais rico da Europa investe US$ 1 bilhão em loja de departamento

Bernard Arnault aposta em reabrir a antiga loja Samaritaine, a ideia é atrair clientes chineses para a loja física, que será reinaugurada em abril de 2020

Projeto de restauração do hall La Samaritaine (Foto: Divulgação)

Na contramão da tendência do varejo eletrônico e do fechamento de shopping centers nos Estados Unidos, Bernard Arnault — homem mais rico da Europa, dono do império da moda LMVH — investiu US$ 1 bilhão para reformar e reabrir a loja física Samaritaine, em Paris. A aposta do empresário é atrair compradores chineses. 

La Samaritaine

O ano era 1869, quando a loja de departamentos La Samaritaine foi fundada, em Paris. Nesta época, o local impulsionava o varejo. Os anos passaram e na década de 1970 a loja começou a ter resultados negativos. Em 2005 foi fechada — acredita-se que o principal motivo tenha sido por conta da má infraestrutura. Agora será reformada, com inauguração prevista para abril de 2020.

O local pertence ao grupo LVMH, do bilionário Bernard Arnault. E o que faz a empresa e o bilionário apostar na reabertura da La Samaritaine são os chineses. Já que eles estão contribuindo para o crescimento da indústria de luxo. 

De um lado, o ambiente terá o hotel Cheval Blanc, restaurantes, escritórios e um spa cinco estrelas da marca Christian Dior. Do outro, o espaço será preenchido pelo DFS — varejista de de propriedade da LVMH —, conhecido por vender perfumes Givenchy e bolsas Fendi isentas de impostos para compradores chineses.

O shopping terá mais de 600 marcas e a DFS prevê que milhões de pessoas visitem o local. Eleonore de Boysson, presidente regional do DFS, disse à Bloomberg que o número de visitantes entrangeiros em Paris está aumentando a cada ano. Segundo ele, os clientes estão cada vez mais exigentes na seleção de produtos e na experiência que você oferece.

Os viajantes terão a opção de pagar com isenção de impostos em todos os registros. Os ônibus de turismo vão poder usar o estacionamento do Museu do Louvre — ajudando a evitar lotação nas calçadas. Eleonore afirma que em um mercado altamente competitivo de Paris, era essencial nos destacarmos.