TruckPad recebe aporte de conglomerado chinês

O valor de investimento, que não foi revelado, partiu da chinesa Full Truck Alliance

A TruckPad conecta 7 milhões de motoristas e 2,5 milhões de expedidores de carga (foto: reprodução)

Comparada a uma facilitadora de transportes para caminhoneiros, a startup TruckPad, que recebeu a função de ponte entre motoristas de caminhões e suas cargas, recebeu um alto valor de aporte destinado para expandir a logística de grandes encomendas.

Full Truck Alliance

O investimento, que não teve valor revelado, partiu da chinesa Full Truck Alliance (do Manbang Group). A startup TruckPad, atualmente, conecta cerca de 7 milhões de motoristas para um número de 2,5 milhões de expedidores de carga.

Startup avaliada em 10 bilhões de dólares

Em processo de preparação para estrear na bolsa de valores (na sigla americana, IPO) e avaliada em 10 bilhões de dólares, a TruckPad já é quase considerada decacórnio.

O responsável pelo aplicativo é o empreendedor Carlos Mira, que o desenvolveu em 2014. Hoje, o aplicativo já tem 1,2 milhão de downloads. A startup tem pretensão de movimentar, neste ano, 700 milhões de reais em frente. Atualmente são 400 mil caminhoneiros cadastrados e 12 mil transportadores.

Grupo Moville, Maplink e Mercedes-Benz

A startup participou de uma aceleração promovida pela Plug and Play Tech Center, localizada no Vale do Silício, além disso, outros aportes já haviam sido feitos em prol de seu crescimento, o Grupo Moville (dos app iFood e Sympla) e o provedor de mapas e roteiros Maplink e a fabricante automotiva MercedesBenz investiram grande valor na TruckPad.

De acordo com a empresa, o investimento do decacórnio chinês não entrega apenas recursos, mas acesso a investidores da FTA. O Tencent e conglomerado japonês de tecnologia Google são outros grandes nomes que investiram grande aporte na TruckPad. A fim de dividir novas tecnologias, a TruckPad fechou parceria com a FTA como acordo de cooperação técnica entre ambas.

Projetos futuros

Hoje, a startup tem em sua equipe 150 funcionários, entretanto, para 2020, pretende quadruplicar esse quadro. A startup já planeja novos projetos e entre eles, o plano de conquistar até o final do próximo ano 2 bilhões de dólares.