Itaú e Santander lançam cartões com pagamento por aproximação

Bancos seguem a tendência de fintechs, como Nubank

Clientes do Santander e do Itaú vão poder solicitar, a partir desta segunda-feira (18), cartões de crédito e de débito com tecnologia contactless, que possibilitam o pagamento por aproximação. A novidade do Itaú e do Santander já é realidade em bancos e contas digitais como Nubank, InterNeon.

No Santander, a novidade estará disponível apenas em caso de novas contratações de cartões, e a regra funciona tanto para correntistas quanto para não-correntistas. Por sua vez, na Credicard, administradora do Itaú, não é necessário fazer novas contratações para ter a tecnologia na carteira. Basta solicitar a troca dos cartões, sem custo. Eles também serão enviados em caso de solicitação de segunda via ou quando estiverem próximos da validade.

Fernando Amaral, diretor da Credicard, afirma que foi priorizado a parceria com PayPal para compras on-line e o lançamentos das wallets (carteiras digitais), que estão embarcadas nos aparelhos da Apple, do Google e da Samsung. Segundo ele, por isso foi deixado o cartão contactless para agora.

De acordo com dados da Visa Consulting & Analytics, São Paulo é a cidade com maior uso de soluções de pagamento por aproximação em todo o país. Esse número cresceu mais de 600% se comparado ao ano passado. Os segmentos com maior número de transações por aproximação são restaurantes, padarias e supermercados, o que indica que o consumidor utiliza a tecnologia em compras recorrentes.