Facebook anuncia sistema próprio de pagamento

O sistema do Facebook também aceita a maioria dos cartões de crédito e débito (foto: reprodução)

Pouco tempo depois de ter anunciado a criação de sua criptomoeda, na terça-feira (12), houve o lançamento do sistema de pagamentos do Facebook, o Facebook Pay. Com esse novo modelo, os usuários passam a realizar pagamentos de maneira mais segura, o sistema também beneficia transações do WhatsApp, Messenger e Instagram.

Por meio do Facebook Pay será possível realizar compra de ingressos, compras dentro de jogos, compras de páginas e empresas selecionadas no Facebook Marketplace e até as famosas vaquinhas, as transações já estão disponíveis para os usuários nos EUA. De acordo com a empresa, com o tempo, planejam levar o Facebook Pay a mais pessoas e lugares, inclusive para uso no Instagram e WhatsApp.

Sem informações de cobrança

Diferente de outros canais de pagamentos, esse sistema não pede informações de cobrança, as configurações serão realizadas pelo próprio aplicativo, mas o Facebook por meio de seus aplicativos também permite o pagamento de uma vez só, por exemplo, o usuário tem a opção de ativar o pagamento pelo Facebook Pay e não liberar para o WhatsApp, caso prefira.

Parceria com PayPal e Stripe

Similar ao PayPal no quesito pagamento, o sistema do Facebook também aceita a maioria dos cartões de crédito e débito. O PayPal e Stripe são parceiros do sistema e aceitam que os pagamentos sejam processados por eles.

Segundo o Facebook, o sistema foi desenvolvido para armazenar e criptografar com segurança os números de seu cartão e conta bancária, realizar monitoramento antifraude em nossos sistemas para detectar atividades não autorizadas e fornecer notificações para atividades da conta.

Você também pode adicionar um PIN ou usar a biometria do dispositivo, como reconhecimento de identificação por toque ou face, para uma camada extra de segurança ao enviar dinheiro ou efetuar um pagamento. O Facebook não recebe nem armazena informações biométricas do seu dispositivo, finalizou.