Tecnologias que podem impactar as próximas gerações

Entre elas estão: inteligência artificial, 5G e computação quântica

Computação quântica é citada como tecnologia que irá marcar próximas gerações (foto: reprodução)

Discutir sobre tecnologia vem se tornando frequente durante eventos por todo o mundo. Durante sua apresentação no Web Summit, em Lisboa, Brad Smith, presidente da Microsoft, discorreu sobre quais tecnologias, segundo ele, irão impactar as próximas gerações.

Smith afirmou, entre outras coisas, que qualquer ferramenta pode se tornar uma arma, e que, por isso, acredita que as empresas de tecnologia precisam trabalhar para que o avanço tecnológico não se torne um risco.

Proteção à privacidade

Segundo ele, é preciso dar prioridade às pessoas, já que o avanço tecnológico não pode deixar a sociedade para trás. Se fizermos as coisas de uma maneira errada, a próxima geração pagará um preço caro. Ele ressalta que o maior problema para se resolver é a proteção à privacidade.

Computação quântica

Citada por Smith como a principal tecnologia a se destacar dentre outras, é a computação quântica, já que, é por meio dela que se encontra maior facilidade para que os cálculos e análises sejam feitos com mais rapidez.

5G

Outra importante tecnologia é o 5G. De acordo com o presidente da Microsoft, a rede se tornará mais ambiente, como a eletricidade. Estará tão presente em nossas vidas que não pensaremos nela diretamente.

Inteligência artificial

Outra aliada de peso é a inteligência artificial, que será grande responsável na evolução ainda maior com a habilidade de operação fora de pequenos caminhos e permitindo assim, insights em várias disciplinas.

Dados em nuvem

Smith acredita que, para armazenar esse processo, os centros de dados em nuvem vão se expandir e se inovar, se não, nunca será possível acompanhar a expansão que está por vir.