Desenvolvedores têm acesso a dados de grupos do Facebook

Atualmente, os membros dos grupos precisam autorizar acesso às informações adicionais

Os dados de grupos do facebook foram acessados por mais de 100 desenvolvedores (foto: reprodução)

Ainda que tenham buscado maneiras de impedir que informações privadas de usuários de grupos fossem localizadas, o Facebook revelou possível “invasão” de pelo menos 100 desenvolvedores a informações destes participantes de grupos na rede social.

Acessos de aplicativos de gerenciamento e streaming

Os desenvolvedores não tiveram suas identidades reveladas, entretanto, de acordo com o comunicado emitido pelo Facebook, os acessos partiram, principalmente, de aplicativos de gerenciamento de redes sociais e de streaming de vídeo, criados para facilitar a administração de grupos e ajudar os membros a compartilharem vídeos.

Mudanças na API

Bem antes dos desenvolvedores terem acessos às informações de participantes de grupos, o Facebook já havia se respaldado com algumas mudanças na API, limitando o acesso dos desenvolvedores apenas ao nome do grupo, número de participantes e o conteúdo das aplicações.

Até abril do ano passado, ainda era possível que, por meio de autorização, administradores pudessem acessar suas informações, porém, logo após as mudanças, os membros precisam autorizar o acesso de informações adicionais.

11 acessos recentes

Nos últimos dias – 60 precisamente -, a empresa confirmou 11 acessos mais recentes a essas informações. Segundo o Facebook, não foi encontrada nenhuma evidência de abuso dessa falha e que vai solicitar aos desenvolvedores que apaguem qualquer dado de usuários que tenham sido mantidos, e que serão conduzidas auditorias para garantir que eles foram, de fato, excluídos.