Comitiva de Taiwan sonda oportunidades comerciais no Maranhão

Os convidados estrangeiros convidaram formalmente os empresários maranhenses a participar de uma grande feira em Taiwan

Foto: Divulgação

ANANDA MAIA

Uma comitiva do Taiwan Trade Center (Taitra), uma organização semigovernamental, sem fins lucrativos, de promoção comercial e de investimentos que é patrocinada pelo governo taiwanês, realizou uma visita institucional na Casa da Indústria na manhã desta quinta-feira (7) para estimular o comércio exterior.

A comitiva formada por Suen Sik Land, gerente de negócios do Taitra, e por Raquel Lu, diretora do Taitra, foi recebida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), representada pelo diretor Alexandre Ataíde. A diretora explicou ações desenvolvidas pela organização para promover o comércio exterior e a competitividade de Taiwan nos mercados mundiais.

O objetivo da visita foi prospectar negócios, fortalecer parcerias e projetos comerciais e institucionais entre a indústria maranhense e Taiwan. “Eles querem estreitar laços, conhecer os empresários e oferecer produtos e serviços. Taiwan tem uma base muito forte de tecnologia, seja de hardware ou software, que agrega muito para as empresas”, afirmou Alexandre em entrevista ao portal SaoLuisdoFuturo.

Os convidados estrangeiros apresentaram em vídeos institucionais um pouco do país e convidaram formalmente os empresários maranhenses a participar de uma grande feira promovida pelo Taitra em 2020 em Taiwan. “Essa feira é a segunda maior de tecnologia de produtos e serviços do mundo. Todos os participantes da mesa ficaram interessados porque eles convencionam alguns subsídios como hospedagem para que os atraiam a querer participar”, explicou o diretor.

Também participaram da reunião, os diretores da FIEMA, Raimundo Nonato Pinheiro Gaspar, João Batista, Cirilo Arruda e o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), ambos da FIEMA, Carlos Jorge Taborda, além dos empresários maranhenses Franklin Nazareno, Fernando Lima, Rodnei Ventura, Cristiano Cantanhede, José Augusto Duailibe, Fábio Ribeiro e André Mendonça.

Os interesses comerciais do Taitra com o Maranhão são nos setores de autopeças, elétrica, construção, movelaria, indústria têxtil, produtos médicos e odontológicos, equipamentos hospitalares; máquinas, ferramentas elétricas e pneumáticas, entre outros. Na noite desta quinta-feira, a comitiva participa de um encontro de oportunidades com os empresários maranhenses na Expo Indústria.

Sobre o TRAITA

Fundada em 1970, o Traita é a designação da principal organização semigovernamental, sem fins lucrativos, de promoção comercial e de investimentos em Taiwan. Com o patrocínio conjunto do governo e de várias  associações comerciais e industriais, o Traita ajuda empresários a reforçarem a sua competitividade internacional bem como a enfrentarem os desafios apresentados pelos mercados globais. 

Além disso, o Traita oferece serviços completos para apoiar as empresas estrangeiras a estabelecerem uma maior presença em Taiwan. Desde o seu estabelecimento, desenvolveu a promoção comercial e a rede de informações bem coordenadas compostas pelos seus mais de 1.300 especialistas.