Netflix se destaca por melhor atendimento no Prêmio “Época Negócios Reclame Aqui”

101 empresas foram eleitas durante a premiação que foram classificadas em seis categorias diferentes

O 1° lugar foi para a Netflix, o 2° foi para a Lorenzetti e o 3° lugar para a Leroy Merlin (foto: reprodução)

Na última segunda-feira (4), aconteceu, em São Paulo, a nona edição do prêmio Época NEGÓCIOS Reclame Aqui 2019As Melhores Empresas para o Consumidor.

Mais de 100 empresas foram eleitas durante a premiação, classificadas em seis categorias diferentes. O evento contou com a presença de 1,7 mil pessoas.

Celebração pelo bom atendimento

Carlos Raíces, diretor de eventos e seminários da Editora Globo, Infoglobo e Valor Econômico, declarou, durante a abertura do evento, que o evento era uma comemoração para celebrar as empresas bem preparadas para atender seus clientes.

Nunca foi tão difícil fazer parte desse seleto grupo de premiadas. Trata-se de um dos prêmios mais almejados do mercado.

Opiniões de quatro gerações

Raíces relembrou ali que, atualmente, não é mais assim, para atender bem os clientes, os empresários precisam escutar as opiniões de quatro gerações, que se fazem ouvir online. É necessário também criar produtos e serviços que sirvam a uma causa. As empresas precisam lutar por uma sociedade justa, ética e inclusiva.

Resultados

Esse prêmio existe há nove anos e contemplar as empresas que prestam atendimento de maneira que agrade e supere expectativas dos consumidores brasileiros.

Participam do evento aquelas companhias que são avaliadas dentro de uma escala de Bom, Ótimo ou RA 1000 (maior certificação de atendimento) no Reclame Aqui. Os resultados foram baseados entre o período de 1° de junho de 2018 e 31 de maio de 2019.

Durante o prêmio, Maurício Vargas, CEO global do Reclame Aqui, fez um retorno ao seu passado e disse que era uma honra para ele estar ali. Nada mal para um caipira de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que há 20 anos criou esse conceito. Ressaltou ainda que, com seu trabalho, o Reclame Aqui está ajudando a mudar o país. Nos últimos três anos, nós resolvemos 26 milhões de casos. Não somos um unicórnio, mas somos um unicórnio de credibilidade e da reputação, declarou.

Título de campeã para a Netflix

O título de campeã foi para a Netflix. O Customer Experience Manager da empresa, Antônio Augusto Barbosa Pinto, declarou que o segredo para atender bem o cliente é focar em pessoas. Nenhuma tecnologia substitui isso. O consumidor sabe o que quer, tudo que as empresas precisam fazer é escutá-lo com atenção. Mas ainda tem gente que as empresas precisam fazer é escutá-lo com atenção. Mas ainda tem gente que não ouve. Para nós, é prioridade.

Segundo lugar foi para a Lorenzetti

A bicampeã foi a Lorenzetti, representada pelo Diretor Comercial Alexandre Tambasco. Segundo ele, o consumidor está mudado a forma de se comunicar com a empresa. Antigamente, era por carta e fax, hoje é Facebook e Instagram. A gente tem que se adequar. Os canais podem ser diferentes, mas a estratégia é a mesma: atender ao consumidor da melhor maneira possível.

Ao ser questionada sobre qual ponto fundamental no relacionamento com o cliente, a Supervisora de Relacionamento com o Cliente da Leroy Merlin, Greyce Garcia de Campos, enfatizou que é necessário pensar na melhor logística para que o produto chegue mais rápido, e acelerar o processo de troca de um produto com defeito, por exemplo. Além disso, a empatia é fundamental. Você precisa entender que está ajudando a realizar o sonho do cliente, e colocar-se no lugar dele.

Na escala de campeões estiveram:

1° lugar – Netflix

2° lugar – Lorenzetti

3° lugar – Leroy Merlin

A Nelogica foi a empresa que se destacou e levou o prêmio daquela que mais evoluiu. Na categoria CEO RA1000 foi a Honey Be. Já em Contact Center, em 1° lugar foi Sercom, em 2° lugar, a Algar Tech e em 3° lugar, Fidelity.

Outras empresas premiadas foram: Bauduco (Alimentos – Pães, Bolachas e Bolos), iFood (Alimentos – Serviços), Nubank (Bancos e cartões digitais), Nestlé (Alimentos – Multimarcas), Fórmula Academia (Academias e Serviços), Banco Itaú (Bancos), Credicard (Cartões de Crédito), OLX (Classificados e Comparadores Online), Centauro (E-commerce – Artigos Esportivos), entre outras.