O iFood, maior empresa de comida por aplicativo da América Latina, quer usar robôs autônomos em sua logística de entrega nos próximos meses. O anúncio foi feito durante evento na sede da foodtech nesta terça-feira (29) em Osasco (SP).
O projeto conta com a parceria da empresa Synkar, que deve desenvolver os primeiros robôs da operação prevista para iniciar em 2020. Roberto Gandolfo, diretor de Logística do iFood, afirmou que a ideia é testar a capacidade e a autonomia dos robôs para realizar entregas reais para clientes reais até o final de janeiro.
Os testes devem acontecer em ambientes controlados, como shopping centers ou condomínios na cidade de São Paulo. A empresa também estudar oferecer o serviço em Campinas (SP). Composto por rodas e um compartimento para armazenar o pedido, o robô autônomo poderá ser usado para receber entregas em praças de alimentação e levá-las até o motorista, otimizando o tempo de entrega.
Pedidos por voz e inteligência artificial
Durante o evento, a empresa também anunciou a parceria com o Google para pedidos de delivery por comando de voz. Com a novidade, os clientes poderão fazer pedidos pelo aplicativo usando o Google Assistente, o assistente de voz da gigante de tecnologia.
Neste mês, a empresa támbem lançou uma integração com os dispositivos da Amazon equipados com a assistente virtual Alexa. A integração com o Google Assistente deve estar disponível para mais 90% dos usuários com dispositivos Android nas próximas semanas, de acordo com o iFood.
Segundo Bruno Henriques, vice-presidente de Inteligência Artificial (IA) do iFood, a foodtech também estuda o uso de machine learning. A plataforma vai usar algoritmos para entender os hábitos de consumo dos clientes no aplicativo e oferecer o serviço de maneira customizada. Henriques afirma que se o usuário for vegetariano ou tiver restrições alimentares, por exemplo, o aplicativo vai entender isso e mostrar opções de alimentos de acordo com a sua preferência.
Em dois anos, de acordo com o executivo, a empresa espera usar a IA para expandir a operação para alimentar 50 milhões de clientes, três vezes ao dia. Para isso, é preciso prever quando e o que os clientes querem comer. Segundo ele, isso deve otimizar os pedidos e as entregas.
Criado em 2011, o iFood chegou a marca de 21,5 milhões de pedidos feitos por mês pelo aplicativo. Só neste ano, foram mais de 159 milhões. Fabricio Bloisi, CEO do Grupo Movile, empresa que controla o aplicativo, afirma que nenhuma empresa de food delivery cresce tão rápido quanto o iFood. Atualmente, a platafroma possui 83 mil entregadores espalhados por 882 cidades no Brasil e na América Latina.