Stone lança conta digital de olho em pequena empresa

A iniciativa pretende atrair as pequenas e médias empresas e fidelizar os consumidores em torno das soluções da companhia

A empresa brasileira de pagamentos Stone vai se lançar numa nova área de serviços financeiros: a partir desta segunda-feira (28), a fintech vai oferecer uma conta digital aos clientes que já utilizam sua máquina de cartões. Desenvolvida há dois anos pela companhia fundada pelo carioca André Street, a iniciativa pretende atrair as pequenas e médias empresas e fidelizar os consumidores em torno das soluções da companhia.

Augusto Lins, presidente da Stone, afirma que a vida do lojista é um pesadelo, passando o dia todo falando com muitas pontas, e que a empresa tem o objetivo de facilitar. Como tem se tornado padrão recentemente, a conta digital da Stone chega ao mercado sem cobrança de tarifas mensais.

Oficialmente, o produto é uma conta de pagamentos – o que dispensa a necessidade de a Stone atuar com auxílio de um correspondente bancário, algo comum entre as fintechs brasileiras. Para requisitar a conta, o cliente deve baixar o aplicativo da empresa e fazer seu cadastro. Como a fintech já possui dados do lojista, a expectativa é que a aprovação aconteça em minutos.

O atendimento da conta também poderá ser feito via aplicativo ou com a ida de um agente da empresa até o estabelecimento do cliente. Lins explica que ninguém tem tempo de ir até a agência, e a empresa pretende fazer o caminho contrário. Por meio do serviço, o cliente poderá realizar transferências entre bancos (TEDs), registrar a folha de pagamento, pagar boletos e tributos, além de transferências internas para outras contas Stone e portabilidade salarial para funcionários.

Ao contrário do que oferecem alguns rivais, porém, a Stone não terá TEDs gratuitos – cada transação custará R$ 4, informou a fintech. Para os próximos meses, a previsão é de que o empreendedor possa também emitir boletos.

Previsão

O principal diferencial da conta, acredita Lins, porém, será o controle dos recebíveis. Com auxílio de seu sistema de pagamentos, a Stone vai oferecer ao cliente uma visualização simples para saber quando vai receber valores vindos de cartões de débito, crédito ou vales-refeição e alimentação, cada um com prazos diferenciados de depósito na conta do empreendedor ou empresário.

O executivo explica que o lojista nunca sabe exatamente quando vai ter dinheiro, e a empresa quer organizar de forma fácil aquele monte de papéis e comprovantes. Aos clientes que desejarem, a Stone também vai oferecer um cartão de crédito pré-pago gratuito e sem anuidade, em parceria com a Mastercard.

Segundo Lins, a proposta da Stone não é, neste primeiro momento, faturar com o serviço. Se o cliente entender que o atendimento é bom, ele não vai embora. Ele conta que na visão de Edson Santos, consultor e especialista em pagamentos, a estratégia da Stone é simples: oferecer cada vez mais serviços para o lojista, de forma que ele não consiga trocar a empresa por uma rival.

Para Lins, com a redução de taxas, os líderes do mercado transformaram o setor de pagamentos em commodity, enquanto uma empresa mais nova, como a Stone, tem de trazer serviços de valor agregado. Segundo ele, é bem possível que, no futuro, processar pagamentos seja só um pedacinho do que a Stone quer ser.

Para Guilherme Horn, consultor da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), oferecer uma conta digital é um passo natural para a Stone, uma vez que rivais como a PagSeguro também já têm esse tipo de oferta. Segundo ele, ter uma conta digital é uma forma de garantir que ela não vai perder clientes e garantir sua fatia de mercado.