As big techs agora brigam pelo mercado de smart fones de ouvido

Apple, Google, Microsoft e Amazon lançaram fones de ouvido que vão muito além de apenas ouvir música

Google Pixel Buds, novo fone de ouvido sem-fio do Google (Foto: Divulgação)

Uma guerra das maiores empresas de tecnologia está sendo travada. O objetivo? Conquistar os seus ouvidos. Com o anúncio desta semana dos Pixel Buds, da Google, agora quatro das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Amazon, a Apple e a Microsoft, têm um fone de ouvido sem-fio altamente tecnológicos e com preços que parecem obscenos para quem quer apenas ouvir música.

Os novos fones não servem apenas para falar coisas. Agora, eles também escutam o que você diz: fazem ligações e são integrados a assistentes virtuais como Google Assistant e Alexa. Os AirPods, da Apple, entendem simples comandos de voz para, por exemplo, pausar ou pular uma música.

Os Surface Earpods, da Microsoft, vão além. Eles têm integração com Microsoft Office 365, permitindo a você ditar textos para o Word ou controlar, sem as mãos, uma apresentação de PowerPoint. Tanto Surface quanto Pixel oferecem tradução simultânea.

O apelo dos novos fones está em derrubar a última barreira que impedia a integração total do usuário com a tecnologia: o próprio corpo humano. Nas propagandas dos novos produtos, a temática recorrente é mostrar as pessoas sempre conectadas, seja andando na rua ou praticando yoga.

A Apple foi a primeira a investir em fones de ouvido avançados, lançando os AirPods em dezembro de 2016. No começo, havia ceticismo por conta do design sem fio (e o medo de ser algo fácil de perder), além do preço de US$159. Porém, os AirPods não apenas encontraram fãs, como viraram um símbolo fashion.

Neste ano, Microsoft, Google e Amazon contra-atacaram com ofertas que integram ainda mais funções aos fones. Ao mesmo tempo, tentam replicar o design discreto dos AirPods e o sucesso do produto no mundo da moda.

Em termos de preço, todos já extrapolaram o que já foi considerado normal para um fone. A opção mais barata será o Echo Buds, da Amazon, por US$129,99. O Surface Earbuds são os mais caros, custando $249. Mas o preço leva em conta que fones de ouvido não são mais um produto passivo. Agora fazem ativamente parte da conexão com a tecnologia — e até com o nosso estilo.