Conheça maneiras de usar o cartão de crédito de forma mais segura

Optar por sites confiáveis e evitar fazer compras com cartão em local público são dicas para evitar roubos de dados pessoais

Ao optar pela compra pela internet com cartão de crédito, o cuidado e atenção precisam ser dobrados, a fim de evitar problemas futuros (foto: reprodução)

Tudo tem os dois lados da moeda, todas as coisas possuem resultados bons e/ou ruins. Hoje, com o forte crescimento e desenvolvimento tecnológico, que possibilita a sociedade, em geral, estar cada vez mais conectada e realizando procedimentos diversos por meio da internet, aumenta a chance de fraudes, roubo de identidade e violação de informações pessoais.

Um procedimento que, atualmente, tem sido bastante comum é a utilização de cartões de crédito na internet. Com a facilidade oferecida por muitas empresas e canais mundiais, a comodidade vem em primeiro lugar para esses adeptos do ecossistema digital. Mesmo que seja prático, rápido e fácil, é necessário se tomar bastante cuidado com este serviço.

O FBI (agência norte-americana) é responsável por realizar apreensões frequentes de ataques cibernéticos a grandes empresas, um exemplo de ataque foi a rede de fastfood Wendy’s.

A maioria dos consumidores da internet, ainda que conheçam práticas que podem evitar tais problemas, mas ainda preferem arriscar. Pensando nisso, segue abaixo algumas dicas que servem como alerta para estes consumidores.

  1. Evite realizar compras com o cartão em locais públicos

Um exemplo de local público, seria uma lan house, para aqueles frequentadores e jogadores assíduos que optam pelo uso do cartão de crédito, se abre uma infinidade de possibilidade de roubos de senhas. Os computadores compartilhados por aquelas pessoas passam todo tipo de informações, sejam elas públicas e privadas, e isso aumenta a chance de problemas em relação a estes procedimentos.

  • Opte por sites confiáveis

É necessário que o usuário sempre se questione se aquele é um site confiável. Uma dica essencial é evitar acessar links recebidos por e-mail e mensagens não solicitadas. Investigue se outras pessoas já fizeram compras e quais foram os resultados das compras. Não acessar sites que passam a impressão de serem falsos, pois estes são criados apenas para roubar informações de cartões.

  • Fique atento a vírus e hackers

É sempre importante e faz toda diferença instalar programas antivírus nos computadores pessoais. Não instale qualquer software, nestes casos, é preciso ter atenção redobrada a essas questões. Programas ofertados em links ou e-mail nunca são recomendáveis.

  •  Avalie as páginas que irá inserir os dados cartão

Fique sempre atento a URL dos sites, por meio dele, é possível identificar a segurança de uma página. Páginas seguras sempre iniciam com “https:// e precisa ter o símbolo de um cadeado fechado no canto ao lado do endereço digitado.