A era dos laptops com duas telas está chegando

Novo formato deve chegar ao mercado no final do 2020, com o lançamento do Surface Neo, da Microsoft

Com smartphones dobráveis já chegando ao mercado em 2019, os laptops não devem ficar muito atrás. A Microsoft anunciou nesta quarta o lançamento do Surface Neo, novo laptop/tablet híbrido dobrável da empresa, com duas telas. A novidade consolida uma tendência que começou com produtos smilares da Asus e HP, lançados mais cedo neste ano.

O Neo terá duas telas, que poderão ser utilizadas como uma só ou com aplicativos diferentes em cada uma delas. Um teclado magnético pode ser colocado em cima de uma das telas para converter o tablet em um laptop com Wonder Bar (como o Touch Bar do MacBook Pro).

Junto com o hardware, a Microsoft anunciou um novo sistema operacional para trabalhar com o conceito de duas telas. O Windows 10X foi criado especificamente para essa nova geração de aparelhos. O sistema permitirá a utilizaçãodo Neo em suas diversas configurações.

O usuário poderá, por exemplo, abrir um link recebido por e-mail na segunda tela, sem interromper a leitura na primeira. Também será possível para o usuário assistir a vídeos em plataformas como a Netflix enquanto trabalha na outra tela, por exemplo.

O Neo também pode ser usado na posição horizontal, unindo as duas telas em uma superfície maior. O sistema operacional chega ao mercado no final de 2020, junto com outros laptops dual screens, como o ThinkPadX1, da Lenovo.

Outras empresas que terão produtos apoiando Windows 10X incluem HP, Asus e Dell. Além do Neo, a Microsoft também anunciou o Surface Duo, smartphone dobrável de duas telas. Assim como o Neo, chega em 2020. No entanto, usará Android como sistema operacional.