Scania inova e lança caminhão sem cabine para motorista

O veículo foi desenvolvido para operar em minas e canteiros de obras

AXL, novo conceito de autônomo desenvolvido pela Scania (foto: reprodução)

A Scania é a mais nova marca a investir em veículos autônomos, a recente novidade lançada é o AXL, um caminhão sem cabine que foi apresentado pela empresa nesta última terça-feira (24). O veículo foi desenvolvido para uso em locais onde atuam motores do modelo autônomo. O AXL irá operar em minas e canteiros de obras.

O caminhão transitará em locais que já tem circulação controlada. A marca já vem realizando testes nestes modelos há algum tempo. Seu objetivo é priorizar que todos os veículos venham com cabine integrada para que, se necessário for, em casos de emergência, seja controlado por um motorista de prontidão.

A Scania esclarece que a operação em minas é facilitada por ter um sistema de logística já definido, que informa ao veículo como a tarefa deve ser executada, já que o AXL é monitorado remotamente. O veículo foi fabricado com a tecnologia apropriada para um autônomo, possuindo radares, lidares, câmeras e sensores, possibilitando que todo o ambiente seja “visto” pelo veículo.

Claes Erixon, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania ressalta que o desenvolvimento de veículos autônomos fez grandes progressos nos últimos anos. Mesmo ainda não tendo todas as respostas, mas por meio de veículos-conceito como o Scania AXL, novos caminhos são abertos e continuam de forma veloz.

Outra grande empresa reconhecida no mercado automotivo, a Volvo, rival da Scania, apresentou recentemente alguns modelos que usam o mesma conceito de caminhão autônomo sem cabine. Espera-se que brevemente estes modelos ganhem versões de produção. O AXL, por exemplo, possui motor a combustão, mas que roda com biocombustíveis que, até o momento, não foram especificados pela empresa.