Com um design futurista, China inaugura maior terminal de aeroporto do mundo

Construção se estende por 700 mil m², o equivalente a 100 campos de futebol

Foi inaugurado na China o Aeroporto Internacional de Daxing, na cidade de Pequim. Ao custo de US$ 63 bilhões, o novo aeroporto conta um terminal principal considerado o maior do mundo, com 700 mil metros quadrados – o equivalente a 100 campos de futebol, de acordo com a mídia estatal China Daily.

Com um design futurista, o aeroporto conta com cinco saguões conectados, formando uma grande estrela-do-mar, ou una nave espacial. Espera-se que o local opere com plena capacidade até 2040, atendendo a mais de 100 milhões de passageiros anualmente. Isso pode ajudar a aliviar a superlotação Aeroporto Internacional de Pequim, que opera hoje quase em sua capacidade máxima. 

O primeiro voo no aeroporto de Daxing foi realizado pelo Airbus A380 em direção a cidade de Guangzhou, no sul do país. O avião, da China Southern Airlines, é considerado o maior do mundo. De acordo com a agência estatal Global Times, sete companhias aéreas devem começar a operar no local ainda nesta semana.

O sistema de iluminação do empreendimento é único. O local foi projetado para aproveitar a luz natural – por isso, conta com apenas 3 mil luzes instaladas, 17 mil a menos que o aeroporto da Capital de Pequim. Todo o complexo levou cinco anos para ser construído. A responsável pelo design é a arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid.

Daxing foi saudado pelas autoridades chinesas como “uma nova fonte poderosa de desenvolvimento nacional”, durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do presidente Xi Jinping. Estima-se que a China supere os Estados Unidos como o maior mercado de aviação do mundo até 2022, de acordo com a Reuters.