Saiba quais são as empresas com a melhor reputação no mundo

Com peças feitas de polietileno à base de plantas, a Lego foi a primeira colocada do ranking

No ano passado, empresas do Brasil e do mundo tiveram que gerenciar crises ligadas à reputação. E, em meio a escândalos, a imagem de diversas corporações foi afetada de forma negativa. Um ano depois, muitas delas não conseguiram recuparar a confiança do consumidor. Outras, com muito esforço e compromisso com a responsabilidade corporativa, estão conseguindo.

Uma boa medida para saber a quantas anda a reputação das empresas é conferir o ranking elaborado pelo Reputation Institute, instituto de serviços de medição e gerenciamento de reputação. Stephen Hahn-Griffiths, diretor do instituto, afirmou que em 2018 observou um desgaste na confiança do consumidor. Como consequência, as empresas passaram a propor transparência e padrões éticos mais altos.

Para melhorar a imagem — e sair em disparada no ranking — a Lego mudou a estratégia: trocou as peças feitas por plástico por peças feitas de polietileno à base de cana-de-açúcar, material sustentável. Foi o primeiro passo para tornar os produtos biogradáveis. Deu certo. A fabricante de brinquedos dinamarquesa subiu duas posições na lista deste ano. 

Outra organização que fez da sustentabilidade um pilar importante foi a Danone. A marca lançou a iniciativa One Health, que tem o intuito de melhorar a saúde da população. Na Argentina, por exemplo, a empresa colaborou com organizações sem fins lucrativos e funcionários do governo para construir o primeiro centro de educação infantil da cidade de Salta. Ali, nutricionistas e pediatras estão disponíveis para orientar os pais durante os dois primeiros anos de vida dos filhos.

Na Nova Zelândia, a Danone investiu US$ 20 milhões em uma fábrica que converte leite cru em leite em pó infantil para reduzir as emissões de CO2 em 20.000 toneladas por cada ano. Segundo Hahn-Griffiths, a responsabilidade corporativa não é mais opcional. É fundamental para qualquer negócio e importante para as empresas que buscam melhorar a reputação.

Confira as 10 empresas com melhor reputação em responsabilidade corporativa em 2019:

1. Lego
Colocação em 2018: 3º
Sede: Dinamarca

2. Natura
Colocação em 2018: 4º
Sede: Brasil

3. Microsoft
Colocação em 2018: 6º
Sede: Estados Unidos

4. Google
Colocação em 2018: 1º
Sede: Estados Unidos

5. The Walt Disney Company
Colocação em 2018: 2º
Sede: Estados Unidos

6. Bosch
Colocação em 2018: 7º
Sede: Alemanha

7. Havaianas
Colocação em 2018: 28º
Sede: Brasil

8. Intel
Colocação em 2018: 13º
Sede: Estados Unidos

9. Lavazza
Colocação em 2018: 32º
Sede: Itália

10. Ikea
Colocação em 2018: 10º
Sede: Holanda


Anúncio: 407 anos São Luís